Pular para o conteúdo principal

O que sua dor está tentando te dizer?

Você sofre com algum tipo de dor?
Você conhece alguém que sofre com alguma dor?
Cerca de 80% da população mundial sofre com algum tipo de dor.
Mas será que a dor é tão ruim assim? Com certeza quando estamos em meio a uma crise de dor, ela é sim muito ruim, e nos impedem de vivermos leves e até de executar tarefas simples do dia a dia.
Mas acredite, a dor não é tão ruim, sim, parece até uma loucura estar escrevendo isso, já que trabalho com saúde e me  para "sanar" as dores de meus pacientes.
Mas o que eu tenho visto ao longo de tantos anos de profissão é que as dores nada mais são que uma mensagem de nosso corpo, um alerta, sinalizando que existe algo errado, e que esse algo errado nem sempre se localiza no corpo, mas como assim?
Isso mesmo, as dores sempre querem  dizer que estamos indo contra alguma coisa.
Mas afinal que coisa é essa?
Nossa ESSÊNCIA!!
Isso mesmo, a dor surge quando não conseguimos nos adaptar a alguma situação: uma morte, um nascimento, uma mudança de trabalho, uma separação, é como nosso corpo nos comunica que estamos resistindo a algo, ou que intimamente aquilo não nos faz feliz, ou seja nos afasta de nossa essência.
E então o que fazemos? Tomamos um remédio que faz essa dor "passar" e não entramos em contato com ela.
Até que em outra situação ela reaparece...e reaparece...até se tornar crônica.
E qual a solução, então não se pode tomar remédios?
Calma, o equilíbrio sempre é o melhor caminho.
Claro que os remédios têm seu papel, e claro que precisamos deles, mas em algumas situações, não para absolutamente tudo.
Como seria fazer uma análise do que está doendo e começar a "perceber" o que não está nos fazendo felizes?  Ou com o  que  estamos tendo dificuldades de adaptação ou aceitação?
Diz um provérbio chines que o bambu resiste as maiores tempestades porque é flexível...
O ideal é que trabalhemos a auto observação, a consciência de nossas dificuldades e o que cada parte do nosso corpo nos diz.
Por isso atividades como meditação e ioga, Barras de Access, terapia, Leitura Biológica, nos fazem acessar esse diálogo com nosso corpo, com o nosso eu, e saber o que está ocorrendo de errado.
Leituras a respeito de o que o corpo diz, leitura corporal, psicossomática, também ajudarão no conhecimento e entendimento do que dói com seu cotidiano, na medida que seu conhecimento a respeito disso aumentar, você terá muito mais facilidade para resolver, sem a necessidade de remédios, já os florais, homeopatia, antroposofia ajudarão na adaptação e ativação de seu poder de auto cura. Porque você estará relembrando algo que seu corpo já sabe!
Abaixo uma pequena relação das dores mais comuns e seus significados.

Dores nos ombros - muitas responsabilidades, carregando o mundo nas costas.
Dores no pescoço - dificuldade com cobranças dos outros ou autocobranças.
Dores na lombar - precisando ter mais jogo de cintura.
Dores nos pés - problemas para achar seu caminho, ou alguém está impedindo a pessoa de andar, seguir pela vida.
Estômago - dificuldades para digerir situações da vida.
Infecção urinária - problemas com território (está se sentindo invadida (o)).
Gordura - significa proteção, a pessoa quer se proteger de algo.

Texto: Cátia Strutzel

referências: Linguagem do corpo (Cristina Cairo), Metafísica da Saúde (Valcapelli & Gasparetto)










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEUS PÉS REVELAM QUEM VOCÊ É!

Existem vários tipos de estudos dos microsistemas que podem nos ajudar a “decifrar” a  personalidade das  pessoas, exemplos:  fisiognomonia  (leitura facial), Auriculoterapia (que além de ser uma técnicas de tratamento dentro da acupuntura, também revela vários traços de personalidade), Quiromancia (leitura das mãos),  e a reflexologia que é também uma forma de tratar o corpo através dos pés e também faz a leitura dos mesmos. Cada  dedo, cada formato revela quem você é, a leitura é divertida e interessante, aproveite e conheça mais sobre essa arte! Cada dedo tem um significado, ou seja, é relativo a um traço de sua personalidade.  1- HARMONIOSOS Coloque uma régua em frente ao pé, todos os dedos tocaram nela?.   Então você consegue se expressar bem e ouvir o que os outros tem a dizer. 2- LONGE DO CHÃO Dedão que não toca o solo pertence a  quem tem muitos projetos para o futuro, ou que tem o hábito de deixar as pessoas falando sozinhas quando o tema não a ag

P.R.T. TERAPIA DE LIBERAÇÃO POSICIONAL

P.R.T. (Posicional Release Therapy) ou terapia de liberação posicional , é uma técnica rápida, indolor e eficaz utilizada para a liberação de pontos de tensão músculo-fasciais.Os pontos de tensão são pontos doloridos que podem se originar a partir de traumas físicos (pancadas, tombos, fraturas, cirurgias, partos) e psíquicos (choques, fobias), estresse, má postura dentre outros, levando o local a um espasmo (tensão muscular) de proteção, porém essa tensão contínua e desencadeia a liberação de mediadores químicos inflamatórios que produzem a sensação de dor, o resultado é a diminuição da amplitude de movimentos, redução da força muscular com dor pontual ou referida (quando a dor se irradia para outro local). A técnica consiste primeiramente na avaliação e localização dos pontos de dor. Logo após,  posicionamos o músculo em  uma zona de conforto ( onde isolamos os proprioceptores responsáveis pelo envio da sensação de dor), reprogramamos esse estimulo e ao retornarmos a posição i

MEDICINA QUÂNTICA OU VIBRACIONAL

Medicina Quântica ou Vibracional Tudo é energia!!!! Algumas pessoas estranham quando falo essa frase, porém é científico, tudo é energia mesmo. Todo mundo conhece os Átomos, pois os menores componentes dos Átomos são os Fótons e os Glúons , que são formados por energia pura, ou seja, não têm massa. Fótons são partículas de luz, e os Glúons, são partículas que ligam os Quarks (outro tipo de partícula subatômica) existindo ainda os   Neutrinos . Dentre esses elementos citados o único que apresenta alguma massa é o Neutrino .Portanto, tudo que existe : pessoas, plantas, animais, minerais, luz e espaço, sim, não existe o vazio, tudo é composto e preenchido por energia. Mediante a essas constatações, cada vez mais aumentam os estudo dentro da área da medicina Quântica, ou seja, a Medicina que cuida das energias. A maioria  (pra não dizer todas) as técnicas  terapêuticas  naturais que existem cuidam de nossa energia, dentre as mais conhecidas e específicas, encontra-se a Acupuntur